sábado, 30 de julho de 2011

Krum - Game demo Download

Cena de Início do jogo, e um de seus personagens


* * Importante
Se estiver com problemas na moldura do jogo, desempenho ou quaisquer falhas visuais você pode desabilitar os filtros GLSL pressionando tecla "0".
Para habilitá-los novamente, você deve recarregar ou reiniciar o jogo.

P.S. Esta demo está longe de ser um jogo completo, assim você pode ver um monte de falhas e / ou erros
A demo pode ainda não funcionam bem no Windows 7. Felizmente sua edição de demonstração específica e não uma questão de jogo.

DICA: Se você deseja executar o jogo em resolução mais baixa para ganhar performace, apenas diminuia sua resolução do desktop e inicie o jogo.



Jogo criado pelo haidme do fórum Blender Artists

Vc pode baixa-lo clicando aqui 

Ou acessando o site oficial:



sexta-feira, 29 de julho de 2011

Criação de jogos: Animação

  Atualmente a criação de jogos tem-se tornado bastante comum, principalmente em jovens que estudam esta area para tentar um dia  ser um artista renomado.
 Uma das partes de criação de jogos é a animação, que nada mais é que os movimentos de personagens, suas interações com cenários e CutScenes, que dentro do jogo fazem um papel fundamental que pode definir o jogo chato ou não ao jogar, sendo que boas animações são sinais de qualidade!
 As animações entram em destaque quando são bem produzidas, um exemplo é as animações do GTA 4 que combinadas com radgoll geram animações perfeitas, tudo isso ligado ao ótimo trabalho feito pela empresa e as novas tecnologias disponíveis na produção. Em geral a produção de animações é feita 3dsMax  , já que é uma ferramenta completa pra isso.
  Com as novas tecnologias criar animações realistas não tem se tornado tarefa complicada, mas sim apenas demoradas pela quantia de possibilidades e formas de criação, um exemplo é o MotCap, (Motion Capture ) que é uma roupa especial usada em pessoas de verdade, onde programar como 3ds gravam os movimentos da pessoa, tornando assim as animações realistas.
   Infelizmente, a produção de animação usando Mocap ainda é muito cara e requer um estúdio altamente qualificado. O que acaba inviabilizando a sua popularização.


Motion Capture de Aliens Crysis 2




Cutscene Devil May Cry 3 MotCap


   Animações dentro do jogo geram um ar de realismo em geral, portanto animações bem produzidas podem deixar o jogo até melhor, já que nos humanos temos total capacidade de indentificar nos movimentos se ele é coerente a um humano ou não.


 Mas não basta apenas boas animações, tenque se levar em conta que toda produção conta, sendo que cada produtor em sua área no projeto tenque ser profissional.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Unity uma engine que não desaponta



 Com o passar do tempo me interessei em aprofundar mais no ramo de produção de jogos, até certo ponto o Blender é um  bom software para isso, mas com o tempo vc acaba se deparando com sua pouca capacidade. Mas como o Blender não é uma engine e sim um software 3D, não é o caminho a seguir para produção de jogos. Então procurei pela Unity 3D, um motor de jogo de alta qualidade, tanto pelo desempenho e possibilidades, além disso sua facilidade é tanta que achei melhor que a UDK, mesmo que em quesitos técnicos UDK é melhor, mas para produtores por esporte, sem dúvida Unity é melhor.

  A Unity é um Engine para pequenos e grandes produtores, no entanto para criar jogos profissionais com agua realista, shadows em tempo real é necessário comprar sua versão PRO, que custa em torno de 1500 doláres. Temos a versão gratuita também disponível mas como de costume não possui alguns recursos. Pra pessoas interessadas em conhecer a versão PRO sem pagar nada basta baixar o crack encontrado na internet, porém seu jogo não poderá ser vendido.
 Ao conhecer a Unity, o que mais impressiona é a quantidade de opções, na parte de programação vc dispõe de 3 tipos de programação, algo raro para engines, são elas Java Script, Boo( um sucessor de python ) e também C#.
  Ao contrário de outras engines, no editor da Unity você vê exatamente o que você o que será exibido na tela do jogo. Caso queira experimentar o projeto em tempo real, clique no botão de “play” para que uma simulação do jogo se inicie. Depois de concluir o trabalho, basta uma única ação para que você exporte o trabalho para formatos web, Windows ou Mac.
  Como todo motor gráfico, a Unity conta com uma série de bibliotecas que auxiliam na composição de games. Por exemplo, a ferramenta conta um método “First Person Shooter”, basta arrastá-lo para a área do editor para que seu game incorpore toda a movimentação e a câmera de um jogo em primeira pessoa. Para adicionar as leis da física a um modelo 3D, você precisa apenas selecionar a opção “Rigid Body”.
Outra possibilidade cativadora da Unity, é que ela possui suporte à criação de jogos para, Wii, Web Player, PC, IOs, Android, Xbox 360 e PS3, incrível não? vc cria um jogo e pode jogar também nos seus consoles, ou no seu Iphone!


Gráficos realistas:
 Com a Unity não é muito complicado se criar os melhores gráficos, basta um pouco de conhecimento, manuseio com materias e iluminação e ta feito, terá belos gráficos. Pra isso você terá que trabalhar um pouco com Blender, e editores de texturas externos à Unity já que ela não possui suportes a criação de modelos especias ou complexos Materiais.
  É possível juntar em um único modelo mais de 50 tipos de materias diferente, vão de Difuse Até Transparency Specular, realmente uma infinidade. Diante de tantas possibilidades vc não sabe qual usar primeira.




 Realmente é uma engine que impressiona, e que vale a pena o Download para testar, ela tem la pequenos Bug estranhos, ou também que exija que vc tenha conhecimento em programação para criar tudo que ação em game, mas não é nada complicado, pelo contrário muito fácil...
 Diante de suas facilidades e recursos poderosos, a plataforma Unity se mostra uma boa opção para desenvolvedores que desejam expandir sua área de atuação e reduzir o tempo de produção de seus títulos, principalmente para o desenvolvimento Web.
Alguns de seus pontos a destacar:
*Permite construir jogos multiplataformas exportáveis para PC, Mac, iPhone, Wii, Android e Web

*Traz mecanismos avançados para utilizar no controle de física, iluminação e articulações de personagens 3D

*Realiza facilmente a importação dos principais formatos utilizados para áudio, vídeo, imagens e modelagens 3D

*Possui centenas de tutoriais que cobrem o processo de desenvolvimento, criados por seus desenvolvedores e comunidade de usuários

*Emula os jogos com vários tipos de conexões e gráficos

Download disponível na página de Downloads do blog

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Criação de jogos: Level Designer


  Entre programador, animador, e compositor ainda temos o level Designer na criação de um jogo. Seu papel é definir tudo, mas exatamente tudo que terá nas fases, e cenários do projeto. O level designer, tem funções especias como também definir objetivos iluminação e efeitos sonoros.
  Pra min é a parte que mais abrange na criação de um jogo, e também a mais interessante de todas, já que vc tem a possibilidade de criação de atmosfera e ambiente para o jogo. Cada lampada, cada objeto pode interferir e muito, cabe ao level designer decidir onde colocar e como colocar.
  Criar mapas para jogos, é legal mas não muito fácil já que exige conhecimento em algum software 3D, ou engine de criação. Os métodos ão quase que infinitos e com possibilidades até animadoras, onde facilmente vc cria ambientes virtuais sem nenhum código de programação.
  Os mapas são criados em base de sua ante programação, ou seja, tudo aquilo que esteja no papel, desenhado e definido para ser posto dentro do software. Cada detalhe é fundamental já que tenque coincidir com história e fatos existes no roteiro do projeto.

  Além de definir posições de objetos o Level designer tem a função de definir locais para eventos tais como um personagem iniciar uma conversa com alguém ou falar algumas coisa, tanto como algo cair ou gerar um barulho ( no caso do blender é possível fazer facilmente um sistema com Collision entre objetos com propertys definidas).
  Contudo, não basta apenas o nosso Level Designer ser um grande idealista se por um momento não sabes criar bem os cenários. Sua função tenque ser bem realizada, ou seja, deve modelar bem, texturizar e mapear perfeitamente, ou parte de seu trabalho será feita pela metade digamos assim... Lembrando que o Level Designer usufrui de todos os recursos disponibilizados pelo software em uso, para que tal trabalho criado de um ar de profissionalismo, já que os gráficos do jogo, é de total responsabilidade de sua parte.

  Bons jogos são decorentes de grandes profissionais em Level Designer.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Engines e o tema Real Time

  O mundo que nos cerca, o ambiente que nos constrói e a natureza que proporciona vida, são peças do nosso cotidiano e que mesmo que não percebemos elas estão sempre se modificando e criando aspectos dinâmicos de cenografia.
  Real Time, ou tempo real traduzido, é algo que está ali porque deve estar, no caso de uma engine quando algo está em real time quer dizer que ela está "copiando" o que o nosso ambiente já mostra, tais como um reflexo que se for em tempo real fará o m,esmo que o reflexo real do ambiente.
  O mesmo acontece com as sombras, dentro de uma engine se trabalharem em tempo real, como por exemplo uma sombra que segue um animal perfeitamente, no ambiente acontece o mesmo, e vice e versa.
 Produzir aspectos em tempo real para um cenário não é muito fácil, na maioria das vzes eé necessário programação, o que acaba dando bastante trabalho.
 Algumas engines possuem recursos para real-time sem programação, mas até certo ponto são bastante limitados. A única engine qe existe que é 100% em real time é a Cryengine usada na criação da saga Crysis e FarCry que por ser totalmente em tempo real é possível criar cenários quase que perfeitos, criando um ambiente virtual sem que precise de espaço global pra isso. Isso é realmente incrível.

Alpha Polaris - Um game de Terror e Aventura

   Alpha Polaris é um game de aventura e de terror para  PC, que se passa nos campos de neve da Groenlândia, onde uma tempestade de Auroras boreais no céu está causando atividade paranormais estranhos. O game pré-renderizados , cenários 3D e cenas foram todas feitas no Blender renderizados com blender interno interno.
  O jogo apresenta puzzles, uma linha de história character-driven e uma trilha sonora original para definir a atmosfera. Versões em Inglês e Alemão estão disponíveis atualmente, com planos para mais idiomas no futuro.
  Alpha Polaris é uma estação de pesquisas norte-americano de petróleo. Alto, a tempestade de íons do século é a coleta, provocando uma miscigenação estranha da realidade e terror noturno. É até Rune Knudsen, um biólogo norueguês, assume uma luta desesperada contra o medo e a morte,  enfrentando a força primordial que espreita além do céu velado.


Plataforma: Windows PC
Gênero: Point & Click Aventura
Desenvolvedor: Jogos Turmoil
Publicado por: apenas um jogo
Trailer


Game Play