quinta-feira, 21 de julho de 2011

Criação de jogos: Level Designer


  Entre programador, animador, e compositor ainda temos o level Designer na criação de um jogo. Seu papel é definir tudo, mas exatamente tudo que terá nas fases, e cenários do projeto. O level designer, tem funções especias como também definir objetivos iluminação e efeitos sonoros.
  Pra min é a parte que mais abrange na criação de um jogo, e também a mais interessante de todas, já que vc tem a possibilidade de criação de atmosfera e ambiente para o jogo. Cada lampada, cada objeto pode interferir e muito, cabe ao level designer decidir onde colocar e como colocar.
  Criar mapas para jogos, é legal mas não muito fácil já que exige conhecimento em algum software 3D, ou engine de criação. Os métodos ão quase que infinitos e com possibilidades até animadoras, onde facilmente vc cria ambientes virtuais sem nenhum código de programação.
  Os mapas são criados em base de sua ante programação, ou seja, tudo aquilo que esteja no papel, desenhado e definido para ser posto dentro do software. Cada detalhe é fundamental já que tenque coincidir com história e fatos existes no roteiro do projeto.

  Além de definir posições de objetos o Level designer tem a função de definir locais para eventos tais como um personagem iniciar uma conversa com alguém ou falar algumas coisa, tanto como algo cair ou gerar um barulho ( no caso do blender é possível fazer facilmente um sistema com Collision entre objetos com propertys definidas).
  Contudo, não basta apenas o nosso Level Designer ser um grande idealista se por um momento não sabes criar bem os cenários. Sua função tenque ser bem realizada, ou seja, deve modelar bem, texturizar e mapear perfeitamente, ou parte de seu trabalho será feita pela metade digamos assim... Lembrando que o Level Designer usufrui de todos os recursos disponibilizados pelo software em uso, para que tal trabalho criado de um ar de profissionalismo, já que os gráficos do jogo, é de total responsabilidade de sua parte.

  Bons jogos são decorentes de grandes profissionais em Level Designer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não utilize palavras agressivas em seus comentários.
Se for o caso, ele não será postado!